Frederico Pereira

Psicanalista Titular Didacta, Professor Catedráticoex-Reitor do ISPA - Instituto Universitário, antigo Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e membro titular da Associação Internacional de Psicanálise. Professor convidado de várias universidades dentro e fora de Portugal. Autor e editor de livros, artigos e revistas na área da Psicanálise, Psicoterapia, Formação de Psicoterapeutas e Psicanálise, Literatura e Arte. Licenciou-se em Psicologia (Psicopatologia) pela Université de Paris-Sorbonne, é Mestre e Doutor em Antropologia Normal e Patológica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Introduziu o paradigma Relacional em Psicanálise e Psicoterapia em Portugal. Actualmente, dedica-se exclusivamente à actividade psicanalítica e à formação de psicoterapeutas (ver Síntese Curricular).

Maria João Nobre

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de Adultos, Crianças e Adolescentes. Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Mestre em Filosofia Moderna Europeia pela Kingston University de Londres, Reino Unido, com formação profissional em Psicodiagnóstico, Entrevista Clínica, Técnica de Rorschach, Perturbações da Personalidade e Acolhimento Terapêutico Institucional de Crianças e Adolescentes. É autora de vários artigos e comunicações sobre teoria psicanalítica e filosofia francesa e alemã. É membro da British Psychologycal Society, da International Association for Relational Psychoanalysis e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2010, onde é também orientadora de estágios de psicólogos júnior.

Psicólogo Clínico de Adultos, Crianças e Adolescentes. Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Exerceu funções na Unidade de Cuidados de Saúde de Benfica. É especialista em Mudança da Estrutura da Personalidade em Psicoterapia Psicanalítica. Possui formação avançada em Avaliação Psicológica Projectiva e Objectiva de Adultos, Crianças e Adolescentes, particularmente em Técnica de Rorschach, Teste de Apercepção Temática (TAT), Teste de Apercepção Infantil (CAT) e Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC).

João Falcão Tavares