A Psicanálise é uma forma de tratamento dotada de uma longa tradição teórica e clínica, que passou por um extraordinário desenvolvimento das suas várias vertentes nas últimas décadas. Tendo sido pensada de início como um método de análise do inconsciente, hoje sabemos que a eficácia de um tratamento psicanalítico está maioritariamente dependente de mecanismos de regulação psicológica e emocional que ocorrem na relação entre analista e paciente. Um processo psicanalítico tende a gerar um alívio muito significativo do stress, o aumento do sentimento de coesão interior, a recuperação da vitalidade e o desencadeamento de processos mentais que pareciam bloqueados ou tinham pouca expressão na vida da pessoa.

Em que casos é benéfico recorrer à Psicanálise?

  • depressão

  • ansiedade e ataques de pânico

  • sentimentos de ruptura interna

  • experiências de enlouquecimento e ansiedade extrema

  • comportamentos prejudiciais para o próprio e para os outros

  • casos de luto patológico

  • experiências de bloqueio afectivo, pessoal e/ou profissional

Duração do tratamento

​As sessões de psicanálise duram 50 minutos e decorrem de uma a cinco vezes por semana, dependendo do que é acordado com o analista.

O processo psicanalítico é por natureza muito singular, apresentando grande variabilidade de duração no tempo, de caso para caso. 

Consulta inicial

Em teoria, todas as pessoas podem beneficiar de um processo psicanalítico. No entanto, para saber se o tratamento é adequado a um caso em particular, são necessárias algumas sessões iniciais onde se faz o levantamento dos objectivos, receios e expectativas do cliente. 

Funcionamento das sessões de Psicanálise

Nas sessões, o analisando é encorajado a dizer tudo o que lhe ocorrer na mente, independentemente de lhe parecer aceitável ou não, o que inclui associar livremente ideias, evocar memórias infantis, relatar de sonhos, pensamentos e tudo o que seja passível de comunicação. Ao longo do tratamento, a natureza da relação desenvolvida entre o analista e o analisando adquirirá características provenientes das dinâmicas relacionais internalizadas pelo próprio analisando, tonando-as acessíveis à experiência e passíveis de análise por parte de ambos. O conjunto das comunicações verbais e não verbais e as dinâmicas relacionais estabelecidas pelo analisando permitirão ao par analítico compreender comportamentos, sintomas e traços de personalidade do paciente. Ao mesmo, a psicanálise possibilita o estabelecimento de uma relação reparadora, particularmente atenta às necessidades, sentimentos, afectos e mundo interior do paciente.

Resultados da investigação em Psicanálise

A investigação sobre os resultados do tratamento psicanalítico aponta para benefícios, quer ao longo do processo, quer passados alguns anos do seu término. Estes resultados foram encontrados sobretudo em perturbações depressivas, ansiedade, perturbações da personalidade e em problemáticas do funcionamento psicossocial genérico.

Psicanálise

Diálogos - Psicologia Clínica, Psicoterapia, Psicanálise

Morada: Av República, 97 - R/C

1050-090 Lisboa