top of page

Psicoterapia Infantil

A Psicoterapia Infantil é uma forma de  a desenvolverem as suas capacidades de simbolização com o fim de gerirem sentimentos de tristeza, zanga e confusão interior e progredirem o seu desenvolvimento de forma harmoniosa. A frequência de sessões de psicoterapia é benéfica tanto para a relação com os pais, como para o comportamento e desempenho escolar, uma vez que a criança adquire maior capacidade de contenção da ansiedade, tendendo a exprimi-la menos como comportamentos e outras formas de protesto. Paralelamente às sessões de psicoterapia, os pais também recebem apoio, no sentido de resolver as suas dificuldades de relacionamento com os filhos.

Em que casos pode ser útil recorrer a Psicoterapia Infantil?

A Psicoterapia Infantil é adequada a crianças com dificuldades ou desarmonias emocionais, cognitivas e comportamentais que se prolongam há algum tempo ou se tenham verificado mais recentemente. É também útil nos casos em que a família não compreende bem ou está confusa em relação ao problema da criança e por isso tem dificuldade em gerar respostas que contenham a ansiedade do sistema familiar. O tratamento psicoterapêutico é adequado a crianças com as seguintes problemáticas:

  • alterações do sono o do comportamento alimentar

  • dificuldades da eliminação (no controlo da micção e do esfíncter) 

  • dores físicas sem causa médica identificável (por exemplo, dores de cabeça e dores de barriga)

  • dificuldades na adpatação escolar, tanto ao nível da aprendizagem como do comportamento

  • bullying

  • isolamento

  • irrequeitude

  • auto-mutilação

Estas dificuldades podem ter surgido como reacção a acontecimentos de vida que os adultos conseguem identificar ou subitamente e sem razão identificável.

Consulta de avaliação

A avaliação tem início numa primeira sessão com o(s) pais(s) ou cuidadores(s), na qual se recolhem informações sobre o desenvolvimento da criança até à data. As sessões de psicoterapia decorrem só com a criança, mas muitas vezes, os pais são envolvidos também no processo.

Duração do tratamento

A Psicoterapia Infantil pode durar um número reduzido de sessões até dois anos. Por vezes, algumas sessões resolvem o problema, outras vezes, é necessário mais tempo e o psicólogo pode recomendar trabalhar com a criança durante mais de um ano. 

 

Funcionamento das sessões

As sessões de psicoterapia com a criança têm a duração de 50 minutos e decorrem sempre no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo lugar. Durante as sessões, o psicólogo disponibiliza uma série de materiais lúdicos (desenho, pintura, brinquedos e jogos) com o objectivo de dar à criança um suporte para comunicar. O psicólogo devolve as comunicações da criança de forma transformada, mais elaborada e contentora da sua ansiedade. Na psicoterapia de adolescentes, são utilizadas formas mistas de comunicação.

As sessões de psicoterapia decorrem num ambiente de receptividade e tolerância à livre expressão de sentimentos, emoções e pensamentos, tendo em vista quer a resolução de conflitos internos, angústias, medos e receios, quer a prevenção de progressões prematuras do desenvolvimento, provenientes de problemáticas silenciadas e não resolvidas, e que mais tarde se vêm a manifestar como diversas formas de sofrimento emocional. 

A Psicoterapia Infantil pode trazer melhorias muito rapidamente, mesmo quando se trata de sintomas bastante problemáticos. No entanto, o objectivo do tratamento é o de fornecer à criança ferramentas psicológicas que a ajudem a lidar com dificuldades no futuro, pelo que tendencialmente se prolonga além da eliminação dos sintomas.

 

Resultados

A investigação demonstra que a Psicoterapia Infantil é particularmente eficaz em casos de depressão, ansiedade e perturbações do comportamento. Adicionalmente, foi observado que as melhorias se prolongam além do tratamento e se tornam mais consistentes com o passar do tempo.

bottom of page