Diálogos - Psicologia Clínica, Psicoterapia, Psicanálise

Morada: Av República, 97 - R/C

1050-197 Lisboa

Tm. 964 471 611

Email: dialogospsicologialisboa@gmail.com

 

A Psicoterapia Infantil ajuda as crianças a desenvolverem as suas capacidades de de simbolização com o fim de gerirem sentimentos de tristeza, zanga e confusão interior e progredirem o seu desenvolvimento de forma harmoniosa. A frequência de sessões de psicoterapia é benéfica tanto para a relação com os pais, como para o comportamento e desempenho escolar, uma vez que a criança adquire maior capacidade de contenção da ansiedade, tendendo a exprimi-la menos como comportamentos e outras formas de protesto. 

O psicólogo infantil trabalha com a criança individualmente, podendo também trabalhar com famílias no caso de bebés e crianças muito pequenas.

Paralelamente às sessões de psicoterapia, a nossa equipa disponibiliza sessões de Aconselhamento Parental, com o objectivo de ajudar os pais a resolver as suas dificuldades de relacionamento com os filhos.

Em que casos pode ser útil recorrer a Psicoterapia Infantil?

A Psicoterapia Infantil é adequada a dificuldades psicológicas e emocionais que se prolongam há algum tempo ou se apresentam de maneira particularmente severa. É também útil nos casos em que a família não compreende bem ou está confusa em relação ao problema da criança e por isso tem dificuldade em gerar respostas que contenham a sua angústia. O tratamento psicoterapêutico é útil em problemáticas como:

  • ansiedade

  • depressão

  • dores físicas sem causa médica identificável (por exemplo, dores de cabeça e dores de barriga)

  • bullying

  • isolamento

  • hiperactividade e déficit de atenção

  • alterações do sono e do comportamento alimentar

  • problemas da eliminação (enurese, encoprese)

  • auto-mutilação

Estas dificuldades podem ter surgido como reacção a acontecimentos de vida que os adultos conseguem identificar ou subitamente e sem razão identificável.

Consulta de avaliação

A avaliação tem início numa primeira sessão com o(s) pais(s) ou cuidadores(s), na qual se faz o levantamento de informações sobre o desenvolvimento da criança até à data. As sessões de psicoterapia decorrem só com a criança.

Duração do tratamento

A Psicoterapia Infantil pode durar um número reduzido de sessões até dois anos. Por vezes, algumas sessões resolvem o problema, outras vezes, é necessário mais tempo e o psicólogo pode recomendar trabalhar com a criança durante mais de um ano. 

 

Funcionamento das sessões

As sessões de psicoterapia com a criança têm a duração de 50 minutos e decorrem sempre no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo lugar.

Durante as sessões, o psicólogo disponibiliza uma série de materiais lúdicos (desenho, pintura, brinquedos e jogos) com o objectivo de dar à criança um suporte para exprimir os seus problemas. O psicólogo devolve as comunicações da criança de  forma transformada, mais elaborada e contentora da sua ansiedade. Na psicoterapia de adolescentes, são utilizadas formas mistas de comunicação, dependendo daquilo que for para ele mais confortável.

As sessões de psicoterapia decorrem num ambiente de receptividade e tolerância à livre expressão de sentimentos, emoções e pensamentos, tendo em vista quer a resolução de conflitos internos, angústias, medos e receios, quer a prevenção de progressões prematuras do desenvolvimento, provenientes de problemáticas silenciadas e não resolvidas, e que mais tarde se vêm a manifestar sob as mais diversas formas de sofrimento emocional. 

A Psicoterapia Infantil pode trazer melhorias muito rapidamente, mesmo quando se trata de sintomas bastante problemáticos. No entanto, o objectivo do tratamento é o de fornecer à criança ferramentas psicológicas que a ajudem a lidar com dificuldades no futuro, pelo que tendencialmente se prolonga além da eliminação dos sintomas.

 

Resultados

A investigação demonstra que a Psicoterapia Infantil é particularmente eficaz em casos de depressão, ansiedade e perturbações do comportamento. Adicionalmente, foi observado que as melhorias se prolongam além do tratamento e se tornam mais consistentes com o passar do tempo.

Questões durante a terapia

O psicólogo reúne com os pais uma vez por período escolar, com o fim de fornecer informação sobre a evolução do processo terapêutico do seu filho. Em qualquer altura, os pais podem também recorrer a sessões de Aconselhamento Parental.

Psicoterapia Infantil