Av. República, 97 - R/C
1050-190 Lisboa
964 006 126
dialogospsicologialisboa@gmail.com
Psicoterapia Infantil
A Psicoterapia Infantil é uma forma de tratamento dos problemas do desenvolvimento que ajuda as crianças a lidar com as suas dificuldades emocionais, promovendo um crescimento mais harmonioso. A frequência das sessões tem também efeitos benéficos na relação entre a criança e os pais, bem como no comportamento e no desempenho escolar, uma vez que a criança desenvolve maior capacidade de contenção da ansiedade, tendendo a expressá-la menos através do comportamento.
Em que casos pode ser útil recorrer a Psicoterapia Infantil?
A Psicoterapia Infantil é indicada para crianças e adolescentes com dificuldades emocionais, cognitivas ou comportamentais que persistam ao longo do tempo ou que tenham surgido recentemente. É também recomendada em situações em que a família sente dificuldade em encontrar respostas que ajudem a conter a ansiedade da criança.
O tratamento psicoterapêutico é adequado nos seguintes casos:
- Alterações do sono ou do comportamento alimentar
- Dificuldades da eliminação
- Medos, ansiedade e fobias
- Dores físicas sem causa médica
- Dificuldades da aprendizagem
- Dificuldades na relação com os pares
- Timidez excessiva, isolamento ou retraimento
Consulta de Avaliação
A avaliação tem início numa primeira sessão com os pais ou cuidadores, na qual são recolhidas informações sobre o desenvolvimento da criança ou adolescente e a natureza das dificuldades apresentadas.
Duração do Tratamento
A Psicoterapia Infantil pode gerar melhorias num período relativamente curto. No entanto, o objectivo do tratamento não se limita à supressão dos sintomas, tendo como objectivo também dotar a criança de ferramentas que lhe permitam lidar com dificuldades no futuro. Por essa razão, a intervenção tende a prolongar-se além do desaparecimento dos sintomas e pode durar até dois anos.
Funcionamento das Sessões
As sessões de psicoterapia têm a duração de 50 minutos e realizam-se sempre no mesmo dia, à mesma hora e no mesmo local. Durante as sessões, o psicólogo disponibiliza uma variedade de materiais lúdicos que servem de suporte à comunicação da criança.
Através da escuta e devolução transformada das comunicações da criança, o psicólogo facilita a elaboração emocional. No caso dos adolescentes, a psicoterapia tende a ser mais centrada na verbalização.
As sessões decorrem num ambiente de receptividade à livre expressão de sentimentos, emoções e pensamentos, promovendo elaboração e resolução simbólica de angústias, medos e receios.
Resultados da Psicoterapia
A investigação demonstra que a Psicoterapia Infantil é particularmente eficaz em casos de depressão, ansiedade e perturbações do comportamento. Adicionalmente, foi observado que as melhorias se prolongam além do tratamento e tendem a tornar-se mais consistentes com o passar do tempo.
