top of page

Psicoterapia

 

A Psicoterapia é uma forma de tratamento das perturbações psicológicas e diversas formas de sofrimento emocional através da compreensão de si, da sua relação com os outros e do seu próprio funcionamento psíquico. O processo psicoterapêutico desenvolve uma função que existe naturalmente na mente de todos os indivíduos, chamada "função psicanalítica da personalidade", que lhes permite dar um sentido à experiência e assim superar bloqueios, resistências, defesas e padrões de comportamento. Pode dizer-se que todo o sofrimento psíquico provém da impossibilidade de o indivíduo mobilizar esta função, ou seja, de articular linguisticamente elementos psíquicos, e de assim poder geri-los, prosseguindo a sua vida com maior consciência, abertura e um maior sentimento de realização pessoal. 

Que problemáticas têm indicação para Psicoterapia?

- Depressão

- Ansiedade e ataques de pânico

- Dificuldades nas relações afectivas

- Sentimentos de bloqueio pessoal​​ ou profissional

- Problemas nas relações interpessoais

- Timidez e insegurança

- Instabilidade emocional

 

A psicoterapia pode ser útil para tratar perturbações do foro psicótico, depois de um episódio de descompensação e como forma de prevenir crises futuras, a par da toma de medicação.

Duração da Psicoterapia

 

As sessões de Psicoterapia duram 50 minutos e decorrem com frequência semanal e bi-semanal. A duração do tratamento é variável, dependendo do caso.

​​

O que esperar da Primeira Consulta em Psicoterapia?

 

O início do processo psicoterapêutico é antecedido por uma Consulta de Avaliação, que tem como objectivo recolher alguns dados e fazer o levantamento de áreas problemáticas, com o fim de estabelecer um diagnóstico psicológico e delinear um projecto terapêutico. Nesta consulta, obtém-se uma compreensão da situação psicológica no momento, uma contextualização do funcionamento geral da pessoa, a compreensão do caso e uma orientação para a natureza da intervenção psicoterapêutica. No final, é fornecido um parecer parecer clínico e algumas observações sobre a direcção do projecto terapêutico. Também é facultada informação sobre aspectos concretos do funcionamento de uma psicoterapia (como horários, faltas, férias e pagamentos). A marcação das sessões é efectuada mediante a disponibilidade do paciente e do clínico. Em casos (raros) de dificuldade no diagnóstico, recorre-se a mais de uma consulta e/ou à utilização de instrumentos de avaliação psicológica.

Funcionamento da Psicoterapia

 

As sessões decorrem sempre no mesmo dia da semana, à mesma hora e no mesmo lugar. Durante as sessões, é pedido à pessoa que fale sobre si e sobre aquilo que, no seu presente ou passado, lhe pode parecer estar a contribuir para a sua situação. São abordados aspectos que o paciente considere importantes na sua história pessoal. Ao longo do processo, o paciente e o psicoterapeuta dialogam no sentido de compreender a origem das dificuldades do paciente, encontrar estratégias de resolução dos seus problemas e promover novas formas de relacionamento consigo próprio, com os outros e com a realidade. No fim do tratamento, espera-se que o paciente seja capaz de capaz de mobilizar estes recursos de forma autónoma. 

Resultados da Psicoterapia

 

A investigação demonstra que a Psicoterapia tem resultados no tratamento de problemas psicológicos comuns e em problemáticas do foro psíquico mais complexas. Adicionalmente, estudos têm concluído que o tratamento da depressão é mais bem sucedido quando a Psicoterapia é utilizada como tratamento co-adjuvante da toma de medicação.

Picasso Pintura
bottom of page